Plano de Ensino

Ementa

Conceitos de Administração; Estrutura Organizacional; Conceitos de Gestão Administrativa; Planejamento Organizacional; Plano de Negócios; Plano de Marketing e Plano Financeiro; Indicadores Financeiros e de Gestão.

Objetivos da disciplina

Proporcionar ao aluno uma visão geral dos conceitos e funções de administração, com foco no planejamento, organização, direção e controle, bem como das principais teorias que influenciam as organizações e suas formas de gestão e aspectos metodológicos para elaboração de planos estratégicos.

Conteúdo programático

  1. Introdução à Administração: Aspectos Conceituais, Breve História e Teorias da Administração
  2. Planejamento Estratégico
  3. Estrutura Organizacional
  4. Gestão, Liderança e Ética
  5. Controle e Balanced Scorecard
  6. Plano de Marketing
  7. Plano de Negócios

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.