Conceitos de Administração; Estrutura Organizacional; Conceitos de Gestão Administrativa; Planejamento
Organizacional; Plano de Negócios; Plano de Marketing e Plano Financeiro; Indicadores Financeiros e de Gestão.
Objetivos da disciplina
Proporcionar ao aluno uma visão geral dos conceitos e funções de administração, com foco no planejamento,
organização, direção e controle, bem como das principais teorias que influenciam as organizações e suas formas de
gestão e aspectos metodológicos para elaboração de planos estratégicos.
Conteúdo programático
Introdução à Administração: Aspectos Conceituais, Breve História e Teorias da Administração
Planejamento Estratégico
Estrutura Organizacional
Gestão, Liderança e Ética
Controle e Balanced Scorecard
Plano de Marketing
Plano de Negócios
Bibliografia
Bibliografia Base
CERTO, S. C; PETER, J. P.; MARCONDES, R. C.; CESAR, A. M. R. Administração Estratégica:
Planejamento e
Implantação de Estratégias. São Paulo: Pearson, 2010. 336 p. 3ª ed.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Barueri, SP: Manole, 2014. 678 p.
9ª ed.
MAXIMINIANO, A. C. A. Introdução à Administração: Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 2011.
352
p. 2ª ed.
Bibliografia Complementar
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa
Sustentável: da Teoria à Prática.
São Paulo: Saraiva, 2012. 272 p. 2ª ed.
FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral: Previsão, Organização, Comando, Coordenação e
Controle. São
Paulo: Atlas, 1990. 144 p. 10ª ed.
GIDO, J.; CLEMENTS, J. P. Gestão de Projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 536 p. 5ª
ed.
LAS CASAS, A. L. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade
Brasileira. São
Paulo: Atlas, 2006. 552 p. 1ª ed.
TAYLOR, F. W. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 1990. 112 p. 8ª ed.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.