Comportamento e atitudes no ambiente organizacional. Tomada de decisão e comportamento humano na organização. Desenvolvimento organizacional: competência técnica, competência interpessoal e a participação do ser humano. Relações interpessoais: importância no contexto organizacional. Conceito de cultura organizacional. Conceito de clima organizacional e pesquisa. Poder, autoridade e liderança nas organizações e as relações intergeracionais
Conhecer o comportamento humano e sua manifestação no ambiente de trabalho, que podem influenciar a consolidação do comportamento organizacional. Apresentar as relações que se estabelecem no interior das organizações entre indivíduos e grupos/organização que determinam a dinâmica da gestão do comportamento organizacional. Entender a cultura organizacional e o clima nas organizações. Analisar o comportamento organizacional sob os aspectos psicológicos e sociais do ser humano, enfatizando sua interação e os seus impactos. Desenvolver uma reflexão crítica sobre a importância do relacionamento interpessoal, essencial para os grupos dos quais o ser humano participa.
Não possui.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.