Plano de Ensino

Ementa

Conceitos e finalidade. Técnicas contábeis: escrituração, demonstrações financeiras, auditoria, análise de balanços. Patrimônio. Registro Contábil. Resultado. Operações com Mercadorias. Regime de Competência. Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício. Métodos de apuração de resultado. Custos e sistema de custeio.

Objetivos da disciplina

Apresentar para os alunos a importância da Contabilidade como instrumento de gestão. Proporcionar conhecimento dos objetivos e técnicas contábeis de registro e avaliação do patrimônio das empresas em consonância com as necessidades internacionais. Proporcionar um conhecimento básico em como identificar os elementos patrimoniais e de resultado das empresas e a importância destes para análise empresarial além da análise das demonstrações contábeis.

Conteúdo programático

  1. Principais conceitos e finalidades da Contabilidade
  2. Estudo de caso sobre relatórios e análises contábeis
  3. Análise de desempenho de uma empresa com base no Quadro Clínico de Análises de Balanço
  4. Análises avançadas de desempenho empresarial e retorno de investimentos
  5. Como agregar valor em uma empresa por meio de estratégias financeiras
  6. Operações com mercadorias, custos e orçamentos
  7. Relatórios: Environmental, Social and Governance (ESG) e Relato Integrado (E-ESG)
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.