Plano de Ensino

Ementa

Estatística descritiva. Probabilidade. Amostragem. Inferência estatística e processos de decisão. Teoria da estimação. Testes de hipóteses. Análise de variância e regressão linear.

Objetivos da disciplina

Fornecer técnicas e ferramentas à análise quantitativa de dados para aplicações na área de negócios. Apresentar problemas para selecionar adequadamente uma amostra, que constitui a técnica da amostragem e realizar estimativas. Conhecer o objetivo da Estatística inferencial, que é generalizar resultados obtidos em amostras para uma população inteira. Utilizar a análise inferencial para tomada de decisões e os testes de hipóteses. Relacionar variáveis e realizar análises estatísticas. Fazer uso de recursos computacionais.

Conteúdo programático

  1. Estatísticas Descritivas
  2. Probabilidade
  3. Amostragem e inferência estatística
  4. Testes de hipóteses
  5. Análise de variância de um fator
  6. Regressão Linear
  7. Análise de Regressão Múltipla
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.