Plano de Ensino

Ementa

Introdução ao desenvolvimento de novos empreendimentos (histórico e conceituação). O processo de criação de uma empresa. Fatores de sucesso e fracasso no início de um negócio. Incubadora de empresas. Transferência de tecnologia através da criação de empresas. Viabilidade, risco e lucro. Estrutura de um Plano de Negócios. Casos práticos.

Objetivos da disciplina

Empreendedorismo em ambientes produtivos e de serviços, características empreendedoras, desenvolvimento de um negócio próprio como uma opção de carreira.

Conteúdo programático

  1. Introdução ao Desenvolvimento de Novos Empreendimentos (histórico e Conceituação)
  2. O processo de criação de uma empresa
  3. Transferência de tecnologia através da criação de empresas
  4. Estrutura de um Plano de Negócios: a empresa
  5. Estrutura de um Plano de Negócios: plano de marketing
  6. Estrutura de um Plano de Negócios: plano de produção/tecnologia
  7. Estrutura de um Plano de Negócios - Plano Financeiro
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.