Introdução ao desenvolvimento de novos empreendimentos (histórico e conceituação). O processo de criação de uma empresa. Fatores de sucesso e fracasso no início de um negócio. Incubadora de empresas. Transferência de tecnologia através da criação de empresas. Viabilidade, risco e lucro. Estrutura de um Plano de Negócios. Casos práticos.
Objetivos da disciplina
Empreendedorismo em ambientes produtivos e de serviços, características empreendedoras, desenvolvimento de um negócio próprio como uma opção de carreira.
Conteúdo programático
Introdução ao Desenvolvimento de Novos Empreendimentos (histórico e Conceituação)
O processo de criação de uma empresa
Transferência de tecnologia através da criação de empresas
Estrutura de um Plano de Negócios: a empresa
Estrutura de um Plano de Negócios: plano de marketing
Estrutura de um Plano de Negócios: plano de produção/tecnologia
Estrutura de um Plano de Negócios - Plano Financeiro
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
SALIM, C.; SILVA, N. Introdução ao Empreendedorismo: construindo uma atitude empreendedora. Elsevier, 2010. ISBN 978-85-352-3466-4
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: InterSaberes, 2012. ISBN 9788565704199
VALENTINA, I.C.D. Comportamento empreendedor. Curitiba: InterSaberes, 2021. ISBN 9786555179057
VELHO, A. G. Empreendedorismo. Porto Alegre: SAGAH, 2017. ISBN 9788595022492.
Bibliografia Complementar
SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Grupo A,
AFFONSO, L.M.F. Empreendedorismo. Porto Alegre: SAGAH, 2018. ISBN 9788595028326
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597026801
FABRETE, T.C.L. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson, 2019. ISBN 9788543025612
HISRICH, R.D. et al. Empreendedorismo. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN 9788580553338.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos
desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca
quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.