Comunicação organizacional, transformações e mudanças. Comunicação digital. Métricas e avaliação em comunicação
organizacional. Employee experience. Estruturas flexíveis de trabalho. Trabalho digital. Tecnologia,
instituições e futuro do trabalho.
Objetivos da disciplina
Capacitar os alunos para desenvolver uma visão crítico-reflexiva para abordagens e tendências na área de recursos
humanos.
Conteúdo programático
Introdução ao digital workplace e tendências de RH
Tecnologia, organizações e futuro do trabalho
Estruturas flexíveis de trabalho e trabalho digital
Workplace learning & employee experience
Habilidades e competências para RH
Comunicação organizacional, transformações e mudanças, comunicação digital
Métricas e avaliação em comunicação organizacional
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
MADRUGA, R. Employee experience, gestão de pessoas e cultura organizacional. São Paulo: Grupo
GEN, 2021.
SANTIAGO, C.; WOOD JUNIOR, T.; BRAGA, B. M. Como implantar o local de trabalho digital.
GV-EXECUTIVO, v. 21, n. 1, 2022.
TERRA, C.; DREYER, B. M.; RAPOSO, J. F. (org.) Comunicação organizacional: práticas, desafios
e perspectivas digitais. São Paulo: Summus, 2021.
KALIL, R. B. A regulação do trabalho via plataformas digitais. São Paulo: Editora Blucher,
2020.
KUNSCH, M. M. K. A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do
Sul: Difusão Editora, 2019.
SÁ, A. L. de. Ética profissional. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da Informação para Gestão. Porto Alegre: Grupo A, 2013.
WILLIAMS, C. ADM: princípios de administração. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.