Plano de Ensino

Ementa

Marketing estratégico. Principais conceitos em marketing. Pesquisa de marketing. Noções sobre search engine marketing (SEM) e search engine optimization (SEO). Planejamento de marketing. Marketing de serviços e relacionamento. Marketing tradicional e digital. Ferramentas de análise de dados no marketing.

Objetivos da disciplina

Compreender conceitos e práticas fundamentais na área de marketing, bem como a importância dos dados. Apresentar noções básicas na área de marketing tradicional e digital para desenvolver as competências necessárias.

Conteúdo programático

  1. Fundamentos do Marketing
  2. Pesquisa de Marketing
  3. Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO)
  4. Planejamento de Marketing
  5. Marketing de Serviços e Relacionamento
  6. Marketing Tradicional e Digital
  7. Utilização de Ferramentas de Análise de Dados no Marketing
  8. Revisão

Bibliografia

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.