Curso:Bacharel em Administração 2022.2; Tecnólogo em Processos Gerenciais 2022.2 / Regular equivalente
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:ADM330
Ementa
Marketing estratégico. Principais conceitos em marketing. Pesquisa de marketing. Noções sobre search engine marketing (SEM) e search engine optimization (SEO). Planejamento de marketing. Marketing de serviços e relacionamento. Marketing tradicional e digital. Ferramentas de análise de dados no marketing.
Objetivos da disciplina
Compreender conceitos e práticas fundamentais na área de marketing, bem como a importância dos dados. Apresentar noções básicas na área de marketing tradicional e digital para desenvolver as competências necessárias.
Conteúdo programático
Fundamentos do Marketing
Pesquisa de Marketing
Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO)
Planejamento de Marketing
Marketing de Serviços e Relacionamento
Marketing Tradicional e Digital
Utilização de Ferramentas de Análise de Dados no Marketing
Revisão
Bibliografia
AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
CASAS, A. L. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 9. ed. Barueri: Grupo GEN; São Paulo: Atlas, 201
COBRA, M. Marketing de serviços. Barueri: Grupo GEN; São Paulo: Atlas, 2017.
FARIAS, C. V., S. et al. Estratégia de marketing. Porto Alegre: SAGAH, 2016.
FARRIS, P. W. et al. Métricas de marketing. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
POLIZEI, E. Plano de marketing. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
READE, D. V. et al. Marketing estratégico. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
RÉVILLION, A. S., P. et al. Marketing digital. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
ROSSI, J. C. et al. Marketing de relacionamento. Porto Alegre: SAGAH, 2022.
TURCHI, S. R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. ed. Grupo GEN - São Paulo: Atlas, 2018.
WOOD, M. B. Planejamento de marketing. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
YANAZE, M. H. et al. Gestão de marketing e comunicação. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.
YASUDA, A.; OLIVEIRA, D. M. T. de. Pesquisa de marketing: guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
ZEITHAML, V. A. et al. Marketing de serviços. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.