Plano de Ensino

Ementa

Conceitos e objetivos da gestão de processos de negócio; modelagem de processos; business process management notation (BPMN); diagnóstico e otimização de processos de negócios; indicadores de desempenho de processos; implantação e avaliação de desempenho do gerenciamento do processo.

Objetivos da disciplina

Compreender que existem recursos (humanos, materiais, intelectuais), instalações e outros elementos interdependentes que devem trabalhar coordenadamente e em conjunto na organização. Apresentar as melhores práticas utilizadas para o desenvolvimento de competências que visem diagnosticar e aperfeiçoar os processos de negócio, proporcionando uma vantagem competitiva sustentável a partir da facilidade de reavaliação e reorientação da atuação da organização.

Conteúdo programático

  1. Conceitos e objetivos da gestão de processos de negócios
  2. Modelagem de processos
  3. Business process management notation (BPMN)
  4. Diagnóstico e otimização de processos de negócios
  5. Indicadores de desempenho de processos
  6. Implantação e avaliação de desempenho do gerenciamento do processo
  7. Avaliação e melhoria contínua

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.