Conceitos e objetivos da gestão de processos de negócio; modelagem de processos; business process management notation (BPMN); diagnóstico e otimização de processos de negócios; indicadores de desempenho de processos; implantação e avaliação de desempenho do gerenciamento do processo.
Objetivos da disciplina
Compreender que existem recursos (humanos, materiais, intelectuais), instalações e outros elementos interdependentes que devem trabalhar coordenadamente e em conjunto na organização. Apresentar as melhores práticas utilizadas para o desenvolvimento de competências que visem diagnosticar e aperfeiçoar os processos de negócio, proporcionando uma vantagem competitiva sustentável a partir da facilidade de reavaliação e reorientação da atuação da organização.
Conteúdo programático
Conceitos e objetivos da gestão de processos de negócios
Modelagem de processos
Business process management notation (BPMN)
Diagnóstico e otimização de processos de negócios
Indicadores de desempenho de processos
Implantação e avaliação de desempenho do gerenciamento do processo
Avaliação e melhoria contínua
Bibliografia
Bibliografia Base
BARRETO, J. dos S.; SARAIVA, M. de O. Processos gerenciais. Porto Alegre: Grupo A, 2019.
CAMPOS, A. L. N. Modelagem de processos com BPMN. 2. ed. São Paulo: Brasport, 2014.
CAVALCANTI, R. Modelagem de processos de negócios: roteiro para realização de projetos de modelagem de processos de negócios. São Paulo: Brasport, 2017.
ROCHA, H. M.; BARRETO, J. dos S.; AFFONSO, L. M. F. Mapeamento e modelagem de processos. Porto Alegre: Grupo A, 2017.
SORDI, J. O. D. Gestão de processos. São Paulo: Saraiva, 2017.
Bibliografia Complementar
ALBERTIN, M. R.; PONTES, H. L. J. Gestão de processos e técnicas de produção enxuta. Curitiba: Intersaberes, 2016.
CRUZ, T. Manual de técnicas administrativas. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
CRUZ, T. Manual para gerenciamento de processos de negócio: metodologia DOMP™: documentação, organização e melhoria de processos. São Paulo: Grupo GEN, 2015.
GUERREIRO, K. M. S.; STADLER, A. (org.). Gestão de processos com suporte em tecnologia da informação. Curitiba: Intersaberes, 2013.
PRADELLA, S.; FURTADO, J. C.; KIPPER, L. M. Gestão de processos: da teoria à prática. São Paulo: Grupo GEN, 2012.
SLACK, N. et al. Gerenciamento de operações e de processos. Porto Alegre: Grupo A, 2013.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. D. Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (business process modeling notation). São Paulo: Grupo GEN, 2013.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.