Conceitos fundamentas da gestão de projetos. Contexto da gerência de projetos nas organizações. Coordenação das
atividades do projeto e gerência do escopo do projeto. Processos de gestão do tempo no contexto do projeto.
Mapeamento dos custos do projeto e gerência da qualidade do projeto. Dimensionado os recursos humanos do projeto.
Gerência dos riscos do projeto. Gerência das aquisições do projeto.
Objetivos da disciplina
Apresentar os conceitos de gestão de projetos e introduzir ao estudo dos projetos e dos processos de
gerenciamento de projetos.
Conteúdo programático
Introdução aos conceitos fundamentais da gestão de projetos
Gestão do escopo do projeto e elaboração da estrutura analítica do projeto
Coordenação das atividades do projeto
Contexto da gestão de projetos nas organizações
Processos de gestão do tempo no contexto do projeto
Gestão de custos, aquisições e gestão da qualidade em projetos
Gestão dos recursos humanos e da comunicação e gestão de riscos em projetos
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CARVALHO, F. C. A. Gestão de projetos. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2018.
GIDO, J.; CLEMENTS, J.; BAKER, R. Gestão de projetos. São Paulo: Cengage
Learning, 2018.
Bibliografia Complementar
CARVALHO, F. C. A. (org.). Gestão de projetos. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2012.
CARVALHO JUNIOR, M. R. Gestão de projetos: da academia à sociedade. Curitiba:
Intersaberes, 2012.
FOGGETTI, C. (org.). Gestão ágil de projetos. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 2014.
JORDAN, L. Gerenciamento de projetos com dotProject: guia de instalação,
configuração, customização e administração do dotProject.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
LIMA, R. J. B. Gestão de projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil,
2010.
NEWTON, R. O gestor de projetos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
VALERIANO, D. Moderno gerenciamento de projetos. 2. ed. São Paulo: Pearson Education
do Brasil, 2015.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as
resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e
realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas
atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de
aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades
identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período
letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação
objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta
educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.