Plano de Ensino

Ementa

Conceitos fundamentas da gestão de projetos. Contexto da gerência de projetos nas organizações. Coordenação das atividades do projeto e gerência do escopo do projeto. Processos de gestão do tempo no contexto do projeto. Mapeamento dos custos do projeto e gerência da qualidade do projeto. Dimensionado os recursos humanos do projeto. Gerência dos riscos do projeto. Gerência das aquisições do projeto.

Objetivos da disciplina

Apresentar os conceitos de gestão de projetos e introduzir ao estudo dos projetos e dos processos de gerenciamento de projetos.

Conteúdo programático

  1. Introdução aos conceitos fundamentais da gestão de projetos
  2. Gestão do escopo do projeto e elaboração da estrutura analítica do projeto
  3. Coordenação das atividades do projeto
  4. Contexto da gestão de projetos nas organizações
  5. Processos de gestão do tempo no contexto do projeto
  6. Gestão de custos, aquisições e gestão da qualidade em projetos
  7. Gestão dos recursos humanos e da comunicação e gestão de riscos em projetos
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.