Disciplina:Planejamento e ferramentas de gestão estratégica
Curso:Tecnólogo em Processos Gerenciais
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:ADM410
Ementa
Fundamentos do Plano de Negócios, caracterização da empresa, estudos de mercado e condicionantes estratégicos, planejamento operacional, estrutura de custos e precificação, planejamento econômico e financeiro e análise de viabilidade.
Objetivos da disciplina
Ensinar o aluno a desenvolver planos de negócios com análises de viabilidade financeira e de mercado.
Conteúdo programático
Introdução ao Plano de Negócios e Ferramentas Estratégicas
Caracterização da Empresa e Pesquisa de Mercado
Planejamento Operacional
Estrutura de Custos e Precificação
Planejamento Econômico e Financeiro
Desenvolvimento de Estratégias Empresariais
Análise de Viabilidade e Finalização do Plano de Negócios
DORNELAS, José; BIM, Adriana; FREITAS, Gustavo; USHIKUBO, Rafaela. Plano de Negócios com o Modelo Canvas - Guia Prático de Avaliação de Ideias de Negócio a Partir de Exemplos. São Paulo: Grupo GEN, 2015. 978-85-216-2965-8. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2965-8/
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças D. Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2014. 9788522486748. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522486748/. Acesso em: 29 mai. 2022.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.