Disciplina:Organizações digitais e modelos de negócios
Curso:Tecnólogo em Processos Gerenciais 2022.2
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:ADM420
Ementa
Organização tradicional e organização digital. Processo de construção do modelo de negócios. Canvas. Modelos de negócios digitais. Lean startup. Métricas, key performance indicators (KPIs), dashboard e tomada de decisão.
Objetivos da disciplina
Apresentar conceitos e exemplos relacionados à evolução e à utilização de tecnologias digitais, em especial, nos negócios das organizações, visando a inovação e a competitividade, bem como os modelos de negócios existentes por sua aplicação.
Conteúdo programático
Introdução à gestão de negócios digitais
Processo de construção do modelo de negócios digitais
Startups
Lean startup e produto mínimo viável (MVP)
Métricas e key performance indicators (KPIs)
Dashboards e tomada de decisão baseada em dados
Planejamento e controle estratégico digital
Revisão da disciplina
Bibliografia
Bibliografia Base
AVIS, M. C. Marketing digital baseado em dados: métricas e performance. Curitiba: Intersaberes, 2021.
MORAIS, F. Planejamento estratégico digital. São Paulo: Saraiva, 2017.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUER, Y. Business model generation. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
SCHIAVINI, J. M. et al. Modelos de negócios. Porto Alegre: Grupo A, 2020.
Bibliografia Complementar
ALMEIDA, R. A.; FERNANDES, F. R. Assessoria de negócios: do tradicional ao digital. Curitiba: Intersaberes, 2021.
CRUZ, T. Manual de técnicas administrativas. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
KAPLAN, S. Modelos de negócios imbatíveis: como sua empresa e você podem se manter relevantes em meio às mudanças. São Paulo: Saraiva, 2013.
ROSA, J. A.; MARÓSTICA, E. Modelos de negócios: organizações e gestão. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
SIEBEL, T. M. Transformação digital. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.