Plano de Ensino

Ementa

Organização tradicional e organização digital. Processo de construção do modelo de negócios. Canvas. Modelos de negócios digitais. Lean startup. Métricas, key performance indicators (KPIs), dashboard e tomada de decisão.

Objetivos da disciplina

Apresentar conceitos e exemplos relacionados à evolução e à utilização de tecnologias digitais, em especial, nos negócios das organizações, visando a inovação e a competitividade, bem como os modelos de negócios existentes por sua aplicação.

Conteúdo programático

  1. Introdução à gestão de negócios digitais
  2. Processo de construção do modelo de negócios digitais
  3. Startups
  4. Lean startup e produto mínimo viável (MVP)
  5. Métricas e key performance indicators (KPIs)
  6. Dashboards e tomada de decisão baseada em dados
  7. Planejamento e controle estratégico digital
  8. Revisão da disciplina

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.