Entendendo uma cadeia de suprimentos. Desempenho da cadeia de suprimentos. Fatores-chave e métricas para cadeia de suprimento. Gestão da cadeia de suprimentos como um novo modelo competitivo e gerencial. Modelos, parcerias e integração de processos na gestão da cadeia de suprimentos. Gestão da cadeia de suprimentos sustentável.
Objetivos da disciplina
Apresentar os conceitos, modelos, técnicas e sistemas de planejamento, acompanhamento, supervisão e controle de cadeias de suprimento.
Conteúdo programático
Fundamentos da cadeia de suprimentos
Desempenho da cadeia de suprimentos
Fatores-chave e métricas para a cadeia de suprimentos
Gestão da cadeia de suprimentos como um novo modelo competitivo e gerencial
Modelos, parcerias e integração de processos na gestão da cadeia de suprimentos
Gestão de riscos na cadeia de suprimentos
Gestão da cadeia de suprimentos sustentável
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CAMPOS, L. F. R. Supply chain – Uma visão gerencial. Curitiba, PR: Intersaberes, 2012.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo, SP: Pearson Education Brasil, 2016.
SIMCHI-LEVI, D. et al. Cadeia de suprimentos: projeto e gestão. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010.
Bibliografia Complementar
CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage, 2018.
PIRES, S. R. I. Gestão da cadeia de suprimentos(Supply chain management) : conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo, SP: Atlas, 2016.
SLACK, N. et al. Gerenciamento de operações e de processos : princípios e prática de impacto estratégico. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.