Plano de Ensino

Ementa

Métodos Tradicionais e Métodos Ágeis. Manifesto Ágil. Conceitos, aplicação e principais diferenças. Métodos, técnicas e ferramentas. Scrum, Kanban, Desing Thinking. Divisão de tarefas e metodologias ágeis de desenvolvimento. Usabilidade dos métodos ágeis em projetos.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Apresentar uma visão geral dos principais conceitos relacionados ao desenvolvimento ágil de sistemas, incluindo métodos, técnicas e ferramentas. Descrever e comparar alguns dos principais métodos ágeis. Entender os conceitos e tendências de gerenciamento de projetos por meio de metodologias ágeis. Planejar e acompanhar o desenvolvimento de um projeto por meio de uma metodologia ágil.

Conteúdo programático

  1. Transformação da Gestão de Projetos Tradicional para a Metodologia Ágil
  2. Manifesto e Valores da Metodologia Ágil
  3. Frameworks Ágeis e a Nova Gestão de Projetos
  4. Framework Scrum Parte 1
  5. Framework Scrum Parte 2
  6. Metodologias Ágeis Aplicadas a Diferentes Áreas da Empresa
  7. Liderança e Gestão de Equipes no Modelo Ágil
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.