Métodos Tradicionais e Métodos Ágeis. Manifesto Ágil. Conceitos, aplicação e principais diferenças. Métodos,
técnicas e ferramentas. Scrum, Kanban, Desing Thinking. Divisão de tarefas e metodologias ágeis de
desenvolvimento. Usabilidade dos métodos ágeis em projetos.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Apresentar uma visão geral dos principais conceitos relacionados ao desenvolvimento ágil de sistemas, incluindo
métodos, técnicas e ferramentas. Descrever e comparar alguns dos principais métodos ágeis. Entender os conceitos e
tendências de gerenciamento de projetos por meio de metodologias ágeis. Planejar e acompanhar o desenvolvimento de
um projeto por meio de uma metodologia ágil.
Conteúdo programático
Transformação da Gestão de Projetos Tradicional para a Metodologia Ágil
Manifesto e Valores da Metodologia Ágil
Frameworks Ágeis e a Nova Gestão de Projetos
Framework Scrum Parte 1
Framework Scrum Parte 2
Metodologias Ágeis Aplicadas a Diferentes Áreas da Empresa
Liderança e Gestão de Equipes no Modelo Ágil
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CAMARGO, R. A. D.; RIBAS, T. Gestão ágil de projetos. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
COUTINHO, H. Da estratégia ágil aos resultados. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
SOUZA JÚNIOR, A. P. de; BERGAMO FILHO, C.; OLIVEIRA, L. C. A. Modelo Híbrido: evolução na
gestão empresarial para eficiência e inovação ágil. São Paulo: Brasport, 2021
Bibliografia Complementar
ADKINS, L. Treinamento de equipes ágeis. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2020.
ARAÚJO, C. D. et al. Gerenciamento ágil de projetos - Aplicação em produtos inovadores. São
Paulo: Saraiva
Educação, 2012.
CRUZ, T. Manual de Técnicas Administrativas. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
KEELING, R; BRANCO, R. H. F. Gestão de Projetos. 4 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
PENHA, R; SILVA, L. F. da; RUSSO, R, F. S. M. Escalando as práticas ágeis. Revista de Gestão e
Projetos, v. 11, n. 2, p. 1-11, 2020.
PRIKLADNICKI, R; WILLI, R; MILANI, F. Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software. Porto
Alegre: Grupo A,
2014.
SILVA, M. F.; CASTRO, M. C. D. E. Construindo projetos eficazes com times ágeis. 2021. In: ENCONTRO DOS
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO - EMPRAD. 2021, São Paulo. Anais
eletrônicos […]. São Paulo: FEA/USP, 2021. Disponível em: http://sistema.emprad.org.br/7/arquivos/127.pdf. Acesso
em: 10 mar. 2023.
SILVA, M. P. da; LEONOR, B. B. F. Triz–ferramenta case para produção de software com metodologia ágil para
pequenas e médias equipes. Revista H-TEC Humanidades e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 6-32, 2017.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.