Curso:Bacharel em Administração 2022.2; Tecnólogo em Processos Gerenciais
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:CIN300
Ementa
Definição e contribuição do sistema de informação na gestão organizacional. Tecnologias da informação e comunicação (TIC). Funções e aplicações de sistemas de informação. Decisões empresariais e o e-commerce. Segurança da informação. Extended enterprise.
Objetivos da disciplina
Identificar o conceito de sistemas, sistemas de informação e tecnologia de informação. Compreender a importância dos sistemas integrados de gestão empresarial.
Conteúdo programático
Introdução aos sistemas de informação
Funções e aplicações de sistemas de informação
Decisões empresariais e e-commerce
Segurança da informação
Extended enterprise
Ferramentas de informação para o gerenciamento de processos
Desenvolvimento e aplicação prática de sistemas de informação
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2014.
O'BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas de informação. Administração de sistemas de informação
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. D. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2014.
RIBEIRO, A. R. A. Ferramentas de informação para o gerenciamento de processos. Curitiba: Contentus. 2020.
STAIR, R. M. et al. Princípios de sistemas de informação. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2021.
Bibliografia Complementar
AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K. D.; CIDRAL, A. AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K. D.; CIDRAL, A. Porto Alegre: Grupo A, 2005.
BALTZAN, P.; PHILLIPS, A. Sistemas de informação. Porto Alegre: Grupo A, 2012.
CÔRTES, P. L. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
JOÃO, B. N. (org.) Sistemas de informação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MOLINARO, C. R. Gestão de tecnologia da informação - governança de TI: arquitetura e alinhamento entre sistemas de informação e o negócio. São Paulo: Grupo GEN, 2010.
ROSINI, A. M.; PALMISANO, A. Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2013.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.