Plano de Ensino

Ementa

Algoritmos: caracterização, notação, estruturas básicas. Conceitos de linguagens algorítmicas: expressões; comandos sequenciais, seletivos e repetitivos; entrada/saída; variáveis; constantes; listas, vetores (listas em Python), matrizes, strings; funções; escopo de variáveis; desenvolvimento, depuração, noções de testes automatizados e documentação de programas utilizando linguagem Python.

Objetivos da disciplina

Compreender conceitos básicos de programação e descrever algoritmos para resolver problemas utilizando a linguagem de programação Python, incluindo depuração e testes automatizados básicos.

Conteúdo programático

  1. Introdução a algoritmos e a Python: noção de algoritmos, fluxogramas e linguagem Python
  2. Expressões aritméticas, lógicas e operadores
  3. Variáveis, strings, listas, tuplas e operadores
  4. Criação de programas em Python: definição de funções, entrada e saída de dados. Documentação de programas
  5. Estruturas de condição: uma, duas ou mais vias
  6. Estruturas de repetição: for, while, continue, break e pass
  7. Vetores e matrizes: listas multidimensionais em Python
  8. Noções de depuração de programas

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.