Plano de Ensino

Ementa

Arquitetura de Von Neumann; Acesso à memória; Níveis de Cache; memória virtual e TLB; Chamadas de sistema; Biblioteca Padrão; Noções de Linguagem C e de sua tradução para Assembly (laços, apontadores e chamada de funções); Implementação de lista ligada com ponteiros em C; threads e processos; escalonamento de processos, time - sharing, status de processos (executando, esperando CPU, esperando E/S); tratamento de interrupções.

Objetivos da disciplina

Compreender os mecanismos básicos de funcionamento do computador, incluindo noções de sistemas operacionais, organização e arquitetura de computadores.

Conteúdo programático

  1. Conceitos gerais
  2. Componentes do computador
  3. Arquitetura e organização de computadores no apoio ao sistema operacional
  4. Arquiteturas paralelas e arquiteturas avançadas
  5. Noções de linguagem C
  6. Linguagem de montagem
  7. Linguagem assembly
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.