Plano de Ensino

Ementa

Introdução a banco de dados (Processamento de Arquivos vs SGBDs, arquitetura de SGBDs). Modelagem de dados (conceitual, modelo entidade-relacionamento). Linguagem de Consulta e Manipulação de Dados (SQL). Indexação, Bancos de Dados Não Relacionais ou NoSQL (Bancos de Dados Orientados a Documentos, Bancos de Dados em Colunas, Bancos de Orientados a Grafos). Mapeamento objeto-relacional (ORM).

Objetivos da disciplina

Projetar e implementar bancos de dados.

Conteúdo programático

  1. Introdução a banco de dados e modelo entidade relacionamento
  2. Modelo relacional e mapeamento do modelo entidade-relacionamento para o modelo relacional
  3. Sistemas de gerenciamento de banco de dados de mercado e normalização
  4. Introdução à linguagem SQL, indexação e ferramentas de manipulação de bancos de dados
  5. Consultas usando SQL
  6. Consultas combinadas de tabelas usando SQL e conceitos de “View” e “Data Lake”
  7. Transações e introdução a bancos de dados não relacionais
  8. Bancos de dados NoSQL – MongoDB. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.