Plano de Ensino

Ementa

Redes de computadores e a internet. Noções de redes TCP/IP: redes de pacotes, broadcast, unicast, multicast, pacotes TCP/UDP/ICMP, endereços IPv4, DNS, CIDR, domínio de broadcast, conceito de roteamento, endereços MAC, mapeamento IP- >MAC (ARP), DHCP, hubs, switches, bridges, roteadores, portas (TCP/UDP), firewalls, DNAT/SNAT, IPv6. Noções de segurança em rede. Máquinas virtuais. Computação em nuvem: serviços comuns (VMs, BDs, armazenamento em buckets, load balancing etc.), elasticidade, efemeridade X persistência, redundância e tolerância a falhas. Contêineres e desenvolvimento usando contêineres. Noções de uso do docker e do openshift

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Compreender e aplicar conceitos de comunicação através de redes de computadores e forma de organização de sistemas em nuvem.

Conteúdo programático

  1. Redes de Computadores e a Internet
  2. Modelagem da Infraestrutura Computacional para Aplicações em Larga Escala
  3. Computação em Nuvem
  4. Virtualização
  5. Arquiteturas SOA e Web Services
  6. Fundamentos de Arquiteturas de Micro Serviços
  7. Estudos de caso de Infraestrutura para Sistemas de Software
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.