Plano de Ensino

Ementa

Histórico e evolução de IHC; Métodos e técnicas de design; Experiência de usuário, arquitetura da informação e acessibilidade e sua realização com recursos de HTML/CSS; páginas responsivas; manipulação do DOM com JavaScript ou TypeScript; outras APIs JavaScript oferecidas pelos principais navegadores; REST e AJAX; aplicações de página única (como React.js); ferramentas para testes automatizados (como Selenium).

Objetivos da disciplina

Desenvolvimento de interfaces de usuário com ênfase em web e com noções de acessibilidade.

Conteúdo programático

  1. Histórico e Fundamentos de Interface Humano-Computador
  2. Aspectos Humanos
  3. Design Centrado no Usuário
  4. Qualidade em Interface Humano-Computador
  5. Modelos, Paradigmas e Regras de Design
  6. Interação RIA
  7. Avaliação em Interface Humano-Computador
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.