Visão geral da arquitetura em camadas ISO/OSI TCP/IP; Padrões de comunicação para IoT: um-paraum, um-para-muitos, muitos-para-um; Protocolos de camada física e enlace na IoT como: Bluetooth, IEEE 802.15.4, IEEE 802.11, IEEE 802.11ah, ZigBee, LoRaWAN, NBIoT, LTE CAT-M; Conectando as coisas à Internet: IPv6, 6LwPAN, roteamento em IoT; Protocolos de transporte na IoT: UDP e TCP (vantagens e desvantagens de cada um deles em um cenário IoT); Protocolos de aplicação na IoT: CoAP, MQTT.
Desenvolver os conceitos e restrições das comunicações em ambientes de internet das coisas e suas diferenças perante as redes convencionais.
Não possui.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao nal do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a veri car suas facilidades e di culdades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identi cadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no nal de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quanti car o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e de nida foi alcançada pelo aluno.