Abstração de dados; Visualização de dados tabulares (gráficos de pontos, de barras, de dispersão, mapas de calor entre outros); Visualização de dados espaciais (campos escalares, linhas de contorno, visualização volumétrica, campos vetoriais) e Redução de itens e atributos (filtragem e agregação).
Desenvolver habilidades de apresentação de dados, relacionadas a interfaces e modelos de agregação e consolidação.
Não possui.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.