Plano de Ensino

Ementa

Nuvens computacionais: características essenciais, modelos de serviço; Integração de dispositivos IoT a nuvens computacionais; Soluções de armazenamento de dados; Plataforma para gerência, análise e publicação de informação computada a partir de dados coletados de dispositivos IoT; Exemplos de plataformas de nuvem para IoT (como AWS, Azure, IBM Bluemix, Konker, Dojot, Tago).

Objetivos da disciplina

Desenvolver conceitos e práticas para coleta e análise de dados em sistemas de internet das coisas.

Conteúdo programático

  1. Nuvem das Coisas – Integração entre Nuvem e IoT
  2. Armazenamento e Recuperação de Dados em Nuvem
  3. Container Docker para Aplicações em IoT
  4. Coleta e Análise de Dados para Aplicações em IoT
  5. Middlewares Open-Source para IoT
  6. Introdução aos Ambientes da AWS, Azure e GCP para Projetos em IoT
  7. Estudos de Casos com suporte de Middlewares IoT
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.