A computação é utilizada nos mais variados setores da sociedade. A análise dos impactos de sua utilização, além
dos aspectos éticos envolvidos, bem como a evolução e mudanças históricas associadas, são fundamentais para a
formação dos profissionais de computação. Os objetivos da disciplina envolvem o estímulo a aspectos de cidadania
dos alunos; o desenvolvimento do espírito crítico e capacidade de reflexão sobre o papel do profissional de
computação; a elaboração de propostas efetivas para melhoria da sociedade e a discussão sobre os impactos de IA na
sociedade, bem como o uso e manipulação de big data e as questões éticas e de privacidade associadas.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Compreender os impactos da utilização da computação nos mais variados setores da sociedade. Analisar os impactos
de sua utilização em relação à ética, cidadania e sociedade. Os objetivos da disciplina envolvem o estímulo a
aspectos de cidadania dos alunos; o desenvolvimento do espírito crítico e capacidade de reflexão sobre o papel do
profissional de computação; a elaboração de propostas efetivas para melhoria da sociedade, inclusão digital e a
discussão sobre os impactos de IA na sociedade, bem como o uso e manipulação de big data e as questões éticas e de
privacidade associadas. Esta disciplina é um espaço de reflexão para o futuro profissional de computação situar-se
como ator na defesa da qualidade e da ética em sua profissão.
Conteúdo programático
O Profissional de computação: formação e regulamentação da profissão
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.