Plano de Ensino

Ementa

A computação é utilizada nos mais variados setores da sociedade. A análise dos impactos de sua utilização, além dos aspectos éticos envolvidos, bem como a evolução e mudanças históricas associadas, são fundamentais para a formação dos profissionais de computação. Os objetivos da disciplina envolvem o estímulo a aspectos de cidadania dos alunos; o desenvolvimento do espírito crítico e capacidade de reflexão sobre o papel do profissional de computação; a elaboração de propostas efetivas para melhoria da sociedade e a discussão sobre os impactos de IA na sociedade, bem como o uso e manipulação de big data e as questões éticas e de privacidade associadas.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Compreender os impactos da utilização da computação nos mais variados setores da sociedade. Analisar os impactos de sua utilização em relação à ética, cidadania e sociedade. Os objetivos da disciplina envolvem o estímulo a aspectos de cidadania dos alunos; o desenvolvimento do espírito crítico e capacidade de reflexão sobre o papel do profissional de computação; a elaboração de propostas efetivas para melhoria da sociedade, inclusão digital e a discussão sobre os impactos de IA na sociedade, bem como o uso e manipulação de big data e as questões éticas e de privacidade associadas. Esta disciplina é um espaço de reflexão para o futuro profissional de computação situar-se como ator na defesa da qualidade e da ética em sua profissão.

Conteúdo programático

  1. O Profissional de computação: formação e regulamentação da profissão
  2. Ética em computação, gênero e tecnologias
  3. Novas tecnologias e as cidades do futuro
  4. Sustentabilidade e computação
  5. Tecnologias e acessibilidade
  6. Direitos autorais, licenças e patentes
  7. Software livre, ética e inteligência artificial
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.