Plano de Ensino

Ementa

Transformada de Fourier e amostragem de sinais; Sistemas discretos lineares; Transformada Z; Função sistema racional; Transformada de Fourier discreta; Convolução circular; Algoritmos de transformada rápida de Fourier; Estruturas de realização de sistemas discretos; Efeitos de quantização de coeficientes e variáveis; Métodos de projeto de filtros digitais.

Objetivos da disciplina

Aprender conceitos de sinais analógicos e digitais, formas de amostragem e transformação de domínio, fluxo de processamento de sinais em sistemas e os impactos das transformações no conteúdo observado/gerado.

Conteúdo programático

  1. Introdução ao Processamento Digital de Sinais
  2. Introdução à Análise de Sinais e Sistemas
  3. Digitalização de Sinais e o Uso da Transformada de Fourier para Sinais Discretos
  4. A Representação dos Sistemas Discretos e a Transformada Z
  5. Introdução ao Estudo dos Filtros Digitais
  6. Projetando Filtros Digitais
  7. O Uso da Análise de Fourier de Forma Computacionalmente Eficiente para o Processamento de Sinais
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.