Plano de Ensino

Ementa

Conhecimento e reflexão sobre a acessibilidade e inclusão e a consubstancialidade das relações sociais. As diferentes barreiras que dificultam a aprendizagem dos sujeitos elegíveis aos serviços da educação especial. O capacitismo como expressão cultural da sociabilidade capitalista, de forma particular a brasileira. Os direitos da pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade para garantia de participação. Fundamentos da construção de uma cultura social e escolar inclusiva. Tecnologia assistiva e desenho universal para aprendizagem como estratégias inclusivas. Reorganização do trabalho pedagógico para valorização da diversidade humana, respeitando a singularidade de cada um.

Objetivos da disciplina

Ampliação em diferentes contextos de culturas, políticas e práticas inclusivas. Análise de questões conceituais (filosóficos-ético-políticas) relativas ao processo de inclusão escolar, deficiências, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação. Conceitos e aplicação do desenho universal da aprendizagem para ampliar a acessibilidade pedagógica a todos os estudantes. Debate sobre os pressupostos teóricos e práticos que envolvem a construção da escola inclusiva. Compreensão do conceito de capacitismo e suas características. Conhecer as possibilidades da aplicação do desenho universal para aprendizagem. Compreender a transversalidade da acessibilidade e inclusão. Compreender as barreiras (atitudinais, arquitetônicas, tecnológicas e pedagógicas que dificultam o processo de inclusão).

Conteúdo programático

  1. Introdução
  2. Fundamentos históricos legais e conceituais da inclusão
  3. Deficiência e capacitismo
  4. Acessibilidade socia
  5. Tecnologias assistivas
  6. Desenho universal para aprendizagem - DUA
  7. Ampliando conhecimentos sobre acessibilidade e inclusão
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente, o exercício da última semana abordará conteúdo de todo o curso e terá peso dois na média final.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar O que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.