Plano de Ensino

Ementa

Conceito básicos de economia e principais escolas do pensamento econômico. Recursos econômicos e processo de produção. Sistema Monetário: oferta e demanda. Macroeconomia. Microeconomia. Evolução dos meios de pagamento. E-commerce e E-business. Análise de cenários econômicos para tomada de decisão.

Objetivos da disciplina

Apresentar bases teóricas para o entendimento dos fundamentos da Economia. Compreender as principais características e fundamentos do comércio eletrônico. Proporcionar uma reflexão crítica acerca da realidade econômica nacional e internacional no ambiente de negócios. Analisar as relações existentes entre a Macro e a Microeconomia que impactam nos negócios e no cotidiano da população.

Conteúdo programático

  1. Conceitos básicos de economia
  2. Macroeconomia: contabilidade nacional
  3. Sistema Monetário: oferta e demanda
  4. Macroeconomia: juros e inflação
  5. Microeconomia: demanda
  6. Microeconomia: oferta
  7. E-commerce e E-business
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.