Refletir sobre os discursos que constituem a educação de surdos; Promover uma visão de educação voltada para o campo
das possibilidades de ensino e de aprendizagem; Possibilitar momentos de discussão sobre questões pertinentes ao
processo de in/exclusão escolar; Produzir mecanismos que favoreçam uma educação voltada para os interesses da
comunidade surda.
Objetivos da disciplina
Criar um espaço de formação continuada de professores sobre o ensino de surdos. Produzir conhecimentos acerca da
surdez e dos surdos.
Conteúdo programático
Educação Bilíngue: breve histórico
Libras: língua visual-espacial
A formação de conceitos
A aprendizagem do estudante surdo
A Libras como língua natural
Ensino bilíngue: Libras como L1
Ensino bilíngue: português como L2
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
LUCHESI, M. R. C. Educação de pessoas surdas: Experiências vividas, histórias narradas. Campinas, S P: Papirus, 2003.
QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. S. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006. Disponível em: http://alex.pro.br/libras5.pdf.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Declaração de Salamanca. Brasília: UNESCO, 1994.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nova LDB 1996.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 2002.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.