Plano de Ensino

Ementa

Refletir sobre os discursos que constituem a educação de surdos; Promover uma visão de educação voltada para o campo das possibilidades de ensino e de aprendizagem; Possibilitar momentos de discussão sobre questões pertinentes ao processo de in/exclusão escolar; Produzir mecanismos que favoreçam uma educação voltada para os interesses da comunidade surda.

Objetivos da disciplina

Criar um espaço de formação continuada de professores sobre o ensino de surdos. Produzir conhecimentos acerca da surdez e dos surdos.

Conteúdo programático

  1. Educação Bilíngue: breve histórico
  2. Libras: língua visual-espacial
  3. A formação de conceitos
  4. A aprendizagem do estudante surdo
  5. A Libras como língua natural
  6. Ensino bilíngue: Libras como L1
  7. Ensino bilíngue: português como L2
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.