Plano de Ensino

Ementa

Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas. Tecnologias na formação do professor. As novas tecnologias aplicadas à educação.

Objetivos da disciplina

A disciplina objetiva discutir como as tecnologias digitais de informação e comunicação podem auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem, tanto presencialmente quanto a distância, evidenciando o papel do docente.

Conteúdo programático

  1. Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas
  2. Formação docente: conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo
  3. Recursos educacionais abertos
  4. Tecnologias móveis e aprendizagem ativa
  5. Redes sociais como ambiente de aprendizagem
  6. Metodologias ativas aliadas à tecnologia: a aprendizagem por pares aliada à tecnologia socrative e plickers, e a aprendizagem em equipe aliada ao TBL active
  7. Metodologia ativa da aprendizagem por projetos aliada ao Trello e à estratégia da gamificação com uso de recursos tecnológicos
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.