Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas. Tecnologias na formação do professor. As novas tecnologias
aplicadas à educação.
Objetivos da disciplina
A disciplina objetiva discutir como as tecnologias digitais de informação e comunicação podem auxiliar o processo de
ensino e de aprendizagem, tanto presencialmente quanto a distância, evidenciando o papel do docente.
Conteúdo programático
Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas
Formação docente: conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo
Recursos educacionais abertos
Tecnologias móveis e aprendizagem ativa
Redes sociais como ambiente de aprendizagem
Metodologias ativas aliadas à tecnologia: a aprendizagem por pares aliada à tecnologia socrative e plickers, e a
aprendizagem em equipe aliada ao TBL active
Metodologia ativa da aprendizagem por projetos aliada ao Trello e à estratégia da gamificação com uso de recursos
tecnológicos
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003
COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed., v. 1. Campinas: Papirus Editora, 2011.
Bibliografia Complementar
BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil. Campinas: Papirus, 2014.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. São Paulo: Papirus, 2013.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A.; MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios
no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada
nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos
desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar
alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca
quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa
quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.