Plano de Ensino

Ementa

Os processos de ensino e de aprendizagem. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização do ensino.
Abordagens de Ensino; Metodologias ativas; Conceito e histórico dos materiais didáticos; Produção de materiais didáticos.
Seleção e Organização de conteúdos para a educação básica.

Objetivos da disciplina

Discutir os pressupostos teóricos e metodológicos que norteiam as práticas docentes para o desenvolvimento de Unidades Didáticas e Materiais Didáticos destinados ao Ensino.

Conteúdo programático

  1. Introdução aos pressupostos teóricos e metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem.
  2. O Planejamento didático e a prática docente.
  3. Metodologias de ensino: o fazer docente.
  4. Materiais didáticos: histórico e conceitos.
  5. Produção e uso de materiais didáticos: o professor como prático reflexivo.
  6. Conteúdos de ensino na educação básica.
  7. O professor e o desenvolvimento de unidades didáticas na educação básica.
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.