Plano de Ensino

Ementa

Educação especial e inclusiva: fundamentos históricos, políticos e pedagógicos. Atendimento educacional especializado, ensino colaborativo e acessibilidade e tecnologia assistiva. Dificuldades de aprendizagem. Práticas pedagógicas e a construção/adaptação de conteúdo para a diversidade da sala de aula.

Objetivos da disciplina

Analisar o histórico e as políticas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as concepções pedagógicas aplicadas a estudantes com deficiência; conhecer o público-alvo da educação especial (PAEE); discutir sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem na educação especial e inclusiva e as especificidades do atendimento educacional especializado; conhecer a tecnologia assistiva, suas possibilidades de recursos, estratégias e práticas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar; compreender o que são as dificuldades de aprendizagem; refletir e aplicar os conhecimentos trabalhados na disciplina, em situações reais do contexto educacional.

Conteúdo programático

  1. Fundamentos da educação especial e inclusiva
  2. Atendimento educacional especializado (AEE)
  3. A diversidade na inclusão
  4. Identificação das dificuldades de aprendizagem
  5. Práticas pedagógicas inclusivas
  6. Acessibilidade, tecnologias digitais e assistivas na educação
  7. Reflexão e prática crítica sobre inclusão
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.