Plano de Ensino

Ementa

Reflexão sobre os princípios éticos e sobre a aceitação da diversidade humana, em seus aspectos sociais; estudo dos fundamentos históricos, legais e conceituais da educação do público-alvo da educação especial; compreensão das transformações históricas da Educação Inclusiva, com vistas à construção de uma prática pedagógico-educacionalinclusiva - favorecedora do acesso e permanência de todos os alunos; fundamentos da educação de surdos; aspectos clínicos da surdez; linguística e Libras; cultura e identidade surda; introdução à Libras.

Objetivos da disciplina

Ampliar a percepção das diferenças, diferenciar os conceitos de educação especial e educação inclusiva. Compreender, como futuro professor, a importância do trabalho na diversidade, considerando a singularidade de cada aluno. Familiarizar os alunos com a história, a língua, a cultura e a educação de pessoas surdas. Introduzir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os futuros profissionais que atuarão em ambientes educacionais formais e não formais.

Conteúdo programático

Apresentação da disciplina; fundamentos da educação na diversidade; fundamentos históricos e legais da Educação Especial; características do público-alvo da Educação Especial; desafios na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas; Atendimento Educacional Especializado (AEE); relação família e escola; sexualidade e deficiência; surdez: breve contexto histórico; deficiência auditiva e surdez; introdução à Libras; escolarização do aluno surdo.

  1. Educação especial e Libras: conhecendo a temática
  2. Os estudantes público-alvo da educação especial
  3. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a família na escolarização do aluno com deficiência
  4. Surdez: contextualização histórica
  5. Deficiência auditiva / surdez
  6. Introdução à Libras
  7. A escolarização do aluno com deficiência auditiva/surdez
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.