Introdução aos conceitos básicos de projeto lógico, incluindo as noções de circuitos elétricos necessárias. Portas lógicas. Minimização de funções lógicas. Circuitos combinacionais típicos. Tecnologia de implementação. Elementos de memória: latch, flip-flops, contadores. Introdução à descrição, síntese e simulação de circuitos digitais com HDL (como SystemVerilog). Síntese de circuitos sequenciais síncronos e máquinas de estado. Organização e hierarquia de memórias. Processador básico.
Objetivos da disciplina
Introduzir os conceitos dos componentes lógicos básicos e a forma de descrevê-los utilizando uma linguagem de descrição de hardware (HDL) para construir circuitos complexos.
Conteúdo programático
Introdução aos circuitos digitais e sistemas de numeração
Portas lógicas e álgebra de Boole
Mapa de Karnaugh e circuitos combinacionais
Circuitos aritméticos
Elementos de armazenamento
Análise e síntese de circuitos sequenciais
Contadores e memórias
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
COSTA, C. Projetos de circuitos digitais com FPGA. 3 ed. São Paulo: Érica, 2014.
TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S.; MOSS, G. L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 12 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
VAHID, F. Sistemas digitais: projeto, otimização e HDLs. Porto Alegre: Bookman, 2008.
WAKERLY, J. F. Digital design: principles and practices. Upper Saddle River/New Jersey: Prentice Hall, 2006
Bibliografia Complementar
ERCEGOVAC, M.; LANG, T.; MORENO, J. Introdução aos sistemas digitais. Porto Alegre: Bookman, 2000.
FLOYD, T. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
GODSE, A. P.; GODSE, D. A. Digital systems design - I. Pune, Maharashtra, Índia: Technical Publications, 2008.
HARRIS, D. M.; HARRIS, S. L. Projeto digital e arquitetura de computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MALVINO, A. P.; LEACH, D. P. Digital principles and applications. New York: McGraw Hill Education, 2006.
MANO, M.; CILETTI, M. D. Digital design. Upper Saddle River, N. J.: Pearson Education, 2012.
______. Digital design: with an introduction to Verilog HDL. Upper Saddle River/New Jersey: Pearson, 2013.
MANO, M.; KIME, C.; MARTIN, T. Logic and computer design fundamentals. 5th ed. Upper Saddle River/New Jersey: Pearson, 2016.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**.Os alunos devementregarasresoluções deatividades e/ou exercícios noAmbiente Virtualde Aprendizagemsemanalmentee realizar, ao final do período letivo, uma provapresencialaplicada nos polosUnivesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, demodo a verificarsuasfacilidades e dificuldades no processo deaprendizageme,senecessário, adequar alguns aspectos do curso deacordo com as necessidadesidentificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovarsea meta educacionalproposta edefinida foialcançada pelo aluno.