Plano de Ensino

Ementa

Introdução aos conceitos básicos de projeto lógico, incluindo as noções de circuitos elétricos necessárias. Portas lógicas. Minimização de funções lógicas. Circuitos combinacionais típicos. Tecnologia de implementação. Elementos de memória: latch, flip-flops, contadores. Introdução à descrição, síntese e simulação de circuitos digitais com HDL (como SystemVerilog). Síntese de circuitos sequenciais síncronos e máquinas de estado. Organização e hierarquia de memórias. Processador básico.

Objetivos da disciplina

Introduzir os conceitos dos componentes lógicos básicos e a forma de descrevê-los utilizando uma linguagem de descrição de hardware (HDL) para construir circuitos complexos.

Conteúdo programático

  1. Introdução aos circuitos digitais e sistemas de numeração
  2. Portas lógicas e álgebra de Boole
  3. Mapa de Karnaugh e circuitos combinacionais
  4. Circuitos aritméticos
  5. Elementos de armazenamento
  6. Análise e síntese de circuitos sequenciais
  7. Contadores e memórias
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**.Os alunos devementregarasresoluções deatividades e/ou exercícios noAmbiente Virtualde Aprendizagemsemanalmentee realizar, ao final do período letivo, uma provapresencialaplicada nos polosUnivesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, demodo a verificarsuasfacilidades e dificuldades no processo deaprendizageme,senecessário, adequar alguns aspectos do curso deacordo com as necessidadesidentificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovarsea meta educacionalproposta edefinida foialcançada pelo aluno.