Definição e elementos formadores da Indústria 4.0. Tecnologias essenciais e aplicações: internet das coisas, big data, computação em nuvem, inteligência artificial, robótica avançada, realidade virtual e aumentada, gêmeos digitais, manufatura digital, manufatura aditiva, fábricas inteligentes, sistemas ciberfísicos, cibersegurança, entre outras. Desafios da Indústria 4.0. Impactos da Indústria 4.0. Mercado de trabalho na era da Indústria 4.0.
Apresentar os itens da Indústria 4.0 relacionados às tecnologias e suas aplicações em ambiente de negócios, nas áreas produtivas.
Não possui.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.