Plano de Ensino

Ementa

Para sólidos: Rotações, Vetores e Tensores; Forças de Inércia; Movimento do Corpo Rígido; Mecânica Newtoniana em Coordenadas Generalizadas; Cálculo Variacional; Equações de Euler Lagrange; Oscilações Lineares; Gravitação; Formalismo Hamiltoniano. Para fluidos: Conceitos Fundamentais; Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica; Equações Gerais da Cinemática e Dinâmica dos Fluidos; Equações Básicas de Transferência de Calor e Massa.

Objetivos da disciplina

Fazer uso de métodos matemáticos avançados para descrever fenômenos complexos e introduzir outras formulações da mecânica, por exemplo a dinâmica em coordenadas generalizadas.

Conteúdo programático

  1. Rotação, vetores e tensores
  2. Centro de massa, sistemas de partículas e momento linear; Sistemas equivalentes de forças e equilíbrio, centroides e centro de gravidade
  3. Rotação, rolagem e translação de corpos rígidos
  4. Conceitos fundamentais, cinemática e dinâmica de fluidos
  5. Termodinâmica e transferência de calor
  6. Gases ideais, entropia, 2ª Lei da Termodinâmica e transferência de massa
  7. Coordenadas generalizadas, formalismo lagrangiano e hamiltoniano e gravitação universal
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.