Plano de Ensino

Ementa

Rotações, vetores e tensores, Forças de Inércia. Movimento do corpo rígido. Mecânica Newtoniana em coordenadas generalizadas; Cálculo Variacional; Equações de Euler Lagrange; Oscilações Lineares; Gravitação; Formalismo Hamiltoniano.

Objetivos da disciplina

Fazer uso de métodos matemáticos avançados para descrever fenômenos complexos e introduzir outras formulações da mecânica, como, por exemplo, a dinâmica em coordenadas generalizadas. Entre os movimentos, destacamos o movimento dos corpos rígidos e os movimentos em referenciais não inerciais. O método variacional é utilizado para introduzir os formalismos Lagrangeano e Hamiltoniano. Fazer uso desses novos formalismos é outro objetivo a ser perseguido.

Conteúdo programático

  1. Rotações, força centrífuga e força de Coriolis
  2. Movimento dos corpos rígidos, momentos de inércia e teorema dos eixos paralelos
  3. Dinâmica do movimento dos corpos rígidos e movimento giroscópico
  4. Dinâmica Newtoniana em termos em coordenadas generalizadas
  5. Formulação Lagrangeana e oscilações lineares
  6. Forças centrais: Leis de Kepler e sistemas de partículas
  7. Formalismo Hamiltoniano e a evolução da Mecânica
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.