Desenvolvimento das estruturas básicas utilizando as habilidades linguísticas de ouvir e ler numa abordagem
comunicativa intercultural em nível elementar. Introdução à compreensão de textos orais e escritos em língua
inglesa que circulam nas mídias digitais, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais das áreas e
abordando aspectos léxico-gramaticais, discursivos e interculturais da língua inglesa.
Objetivos da disciplina
Desenvolver as habilidades de compreensão oral e escrita pelo uso das mídias digitais como recurso, de forma a
construir significados dos conteúdos curriculares do curso, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais
da área.
Conteúdo programático
Recursos tecnológicos para o entendimento e uso do idioma
Estratégias para leitura de textos em geral de uma área de estudos
Inglês usado ao redor do mundo. Interações e comunicações interculturais
Interação, socialização e networking em eventos internacionais
Comunicação com pessoas de diversos lugares. Apresentação de um país e/ou cidade e cultura
Estratégias para desenvolver habilidades auditiva e de fala
Estratégias para escrita de textos variados em contextos acadêmicos e profissionais
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.