Prática de leitura e de produção de textos de diversos gêneros. Noções fundamentais sobre estrutura e conteúdo:
coesão,
coerência, clareza, informatividade e adequação. Revisão e reescrita orientada dos textos produzidos. Subsidiar os
estudantes para a produção textual.
Objetivos da disciplina
Discutir o papel social da linguagem no contexto da nossa realidade; oferecer conceitos e reflexões a respeito da
linguagem
humana; apresentar a relação entre leitura e produção textual; apresentar princípios básicos da produção textual.
Conteúdo programático
As funções sociais da leitura e da escrita
As concepções de linguagem
As relações entre a leitura e a escrita
Coesão e coerência
Informatividade e clareza
Discurso e adequação
Táticas de revisão e reescrita
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
COLELLO, S. M. G. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Summus, 2012. p. 272. ISBN
9788532302465.
COLELLO, S. M. G. A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas. São Paulo:
Summus, 2017. ISBN:
9788532310675.
PERISSÉ, G. A arte da palavra: como criar um estilo pessoal na comunicação escrita. Barueri: Manole,
2002. p. 156. ISBN
9788520416556.
Bibliografia Complementar
BARBOSA, C. S. Língua portuguesa: classes gramaticais e texto narrativo. Curitiba: InterSaberes, 2013.
ISBN: 9788582125427.
CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. p. 768. ISBN
9788572444620.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2005. ISBN 9788572442947.
SILVA, A.; PESSOA, A. C.; LIMA, A. Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola.
São Paulo: Autêntica, 2012. ISBN: 9788582172414.
BASSO, R. M.; GONÇALVES, R. T. História concisa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
ISBN: 9788532646484.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar asresoluções de atividades e/ou
exercícios
no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial
aplicada
nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos
desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário,
adequar
alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca
quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação
somativa
quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.