Introdução aos conceitos de língua e linguagem; Linguística como ciência; Características da linguagem humana; Aspectos da lingua(gem) como objeto de estudo; Prescrição e descrição; Da gramática normativa à linguística como ciência; Relações entre língua e sociedade; Normatividade; Variação linguística; Preconceito linguístico; Escolas de estudos linguísticos.
Conceituar língua e linguagem; Caracterizar a linguagem como produto cultural,simbólico e social; Apresentar modelos gramaticais; Explicar aspectos da variação linguística, bem como aspectos do preconceito linguístico; Apresentar escolas de estudos linguísticos.
Não possui.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.