Plano de Ensino

Ementa

A escrita e a escritura. Questões sobre autoria. A construção ficcional e não ficcional. A linguagem em suas diversas manifestações. Revisão textual em língua portuguesa. Aspectos da argumentação e persuasão. Gêneros literários. Escrita no âmbito acadêmico, artístico e online.

Objetivos da disciplina

Refletir acerca dos aspectos do texto. Distinguir gêneros textuais e literários. Mecanismos de construção do texto.

Conteúdo programático

  1. Concepções de escrita
  2. Questões sobre autoria
  3. Aspectos da argumentação e persuasão
  4. Revisão textual em língua portuguesa
  5. A escrita acadêmica
  6. A escrita online e o internetês
  7. Estratégias argumentativas

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.