Plano de Ensino

Ementa

Processos de produção e percepção da fala, critérios de classificação dos sons da fala. Conceitos gerais da fonologia e os critérios que permitem analisar a estrutura fonológica das línguas com vistas à análise fonética e fonológica.

Objetivos da disciplina

Conhecer as principais características fonéticas e fonológicas do português; Conhecer o sistema fonético-articulatório da língua; Conhecer técnicas de transcrição fonética; Analisar o sistema fonológico do português.

Conteúdo programático

  1. Conceitos básicos em fonética e fonologia
  2. Consoantes do Português Brasileiro: características fonéticas
  3. Consoantes do Português Brasileiro: características fonológicas
  4. Vogais do Português Brasileiro: características fonéticas
  5. Vogais do Português Brasileiro: características fonológicas
  6. Características da sílaba do Português Brasileiro
  7. Acentuação do Português Brasileiro

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.