Processos de produção e percepção da fala, critérios de classificação dos sons da fala. Conceitos gerais da fonologia e
os critérios que permitem analisar a estrutura fonológica das línguas com vistas à análise fonética e fonológica.
Objetivos da disciplina
Conhecer as principais características fonéticas e fonológicas do português; Conhecer o sistema fonético-articulatório
da língua; Conhecer técnicas de transcrição fonética; Analisar o sistema fonológico do português.
Conteúdo programático
Conceitos básicos em fonética e fonologia
Consoantes do Português Brasileiro: características fonéticas
Consoantes do Português Brasileiro: características fonológicas
Vogais do Português Brasileiro: características fonéticas
Vogais do Português Brasileiro: características fonológicas
Características da sílaba do Português Brasileiro
Acentuação do Português Brasileiro
Bibliografia
Bibliografia Base
CALLOU, Dinah; LEITE, Yvonne Iniciação à fonética e à fonologiaa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009
FIORIN, José Luiz (org). Introdução à linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2010.
SILVA, Thais Cristófaro. Fonética e Fonologia do português. São Paulo: Contexto, 2017.
Bibliografia Complementar
CASTILHO, Ataliba T. de (org.). Gramática do português culto falado no Brasil. Volume VII: a construção fonológica da
palavra. São Paulo: Contexto, 2013
Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira. Fonética e fonologia da língua português. Curitiba: Intersaberes, 2012.
SEARA, Izabel Christine. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
SILVA, Thais Cristófaro Dicionário de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2011. SILVA, Thais Cristófaro (et al).
Fonética acústica: os sons do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.