Plano de Ensino

Ementa

Apresentar um panorama da literatura brasileira. Refletir sobre temas, obras e autores importantes na literatura brasileira. Relacionar aspectos da identidade brasileira e da literatura. Analisar criticamente obras literárias à luz de conceitos de cultura(s) e identidade(s).

Objetivos da disciplina

Apresentação de panorama da literatura brasileira. Relação entre cultura e literatura. Aspectos da identidade brasileira na literatura e na cultura. Obras, temas e autores de destaque na literatura brasileira: do quinhentismo aos dias atuais. Análise de textos literários. Reflexão sobre modelos de ensino de literatura brasileira.

Conteúdo programático

  1. Literatura: cultura, história e arte
  2. Cultura brasileira: identidade cultural e antropofagia
  3. Cultura popular e cultura erudita
  4. Mulheres e a literatura brasileira: transformações
  5. Literatura: do particular ao universal
  6. Machado de Assis: nacional ou universal?
  7. Terra: posse, cultivo e cultura
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**.Os alunos devementregarasresoluções deatividades e/ou exercícios noAmbiente Virtualde Aprendizagemsemanalmentee realizar, ao final do período letivo, uma provapresencialaplicada nos polosUnivesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, demodo a verificarsuasfacilidades e dificuldades no processo deaprendizageme,senecessário, adequar alguns aspectos do curso deacordo com as necessidadesidentificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovarsea meta educacionalproposta edefinida foialcançada pelo aluno.