Apresentar um panorama da literatura brasileira. Refletir sobre temas, obras e autores importantes na literatura brasileira. Relacionar aspectos da identidade brasileira e da literatura. Analisar criticamente obras literárias à luz de conceitos de cultura(s) e identidade(s).
Apresentação de panorama da literatura brasileira. Relação entre cultura e literatura. Aspectos da identidade brasileira na literatura e na cultura. Obras, temas e autores de destaque na literatura brasileira: do quinhentismo aos dias atuais. Análise de textos literários. Reflexão sobre modelos de ensino de literatura brasileira.
Não possui.
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**.Os alunos devementregarasresoluções deatividades e/ou exercícios noAmbiente Virtualde Aprendizagemsemanalmentee realizar, ao final do período letivo, uma provapresencialaplicada nos polosUnivesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, demodo a verificarsuasfacilidades e dificuldades no processo deaprendizageme,senecessário, adequar alguns aspectos do curso deacordo com as necessidadesidentificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovarsea meta educacionalproposta edefinida foialcançada pelo aluno.