Disciplina:Gramática de Língua Portuguesa: morfologia
Curso:Licenciatura em Letras
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:LET340
Ementa
Língua, norma e gramática. Morfologia e léxico. Os tipos de morfemas. A flexão e a formação de palavras. As
classes de palavras. Morfologia e ensino.
Objetivos da disciplina
Refletir sobre os conceitos de língua, norma e gramática; entender a definição de “palavra” e “classes de
palavras”; estudar os processos de formação de palavras; descrever as classes de palavras da Língua Portuguesa;
contemplar o ensino de morfologia.
Conteúdo programático
Língua, norma, gramática e suas diversas abordagens
Morfologia e léxico: abordagem introdutória
Estudo analítico dos morfemas
Processos de formação de palavras: derivação e composição
A palavra e suas classes (Parte I)
A palavra e suas classes (Parte II)
Morfologia e ensino básico
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CASTILHO, A. T. de; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
FERRAREZI JUNIOR, C. F. Morfologia para a educação básica: apoio ao professor, complemento ao livro
didático. São Paulo: Contexto, 2022.
ROSA, M. C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2018.
Bibliografia Complementar
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
GONÇALVES, C. A. Morfologia construcional: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016.
ILARI, R. Uma introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2010.
NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto,
2006.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2016.
QUAREZEMIN, S.; OLIVEIRA, R. P. de. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016.
SILVA, M. C. F.; MEDEIROS; A. B. de. Para conhecer: morfologia. São Paulo: Contexto, 2016.
VILLALVA, A.; SILVESTRE, J. P. Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do português. Petrópolis:
Vozes, 2014.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.