Plano de Ensino

Ementa

Língua, norma e gramática. Morfologia e léxico. Os tipos de morfemas. A flexão e a formação de palavras. As classes de palavras. Morfologia e ensino.

Objetivos da disciplina

Refletir sobre os conceitos de língua, norma e gramática; entender a definição de “palavra” e “classes de palavras”; estudar os processos de formação de palavras; descrever as classes de palavras da Língua Portuguesa; contemplar o ensino de morfologia.

Conteúdo programático

  1. Língua, norma, gramática e suas diversas abordagens
  2. Morfologia e léxico: abordagem introdutória
  3. Estudo analítico dos morfemas
  4. Processos de formação de palavras: derivação e composição
  5. A palavra e suas classes (Parte I)
  6. A palavra e suas classes (Parte II)
  7. Morfologia e ensino básico
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.