Disciplina:Gêneros Narrativos na Literatura Brasileira
Curso:Licenciatura em Letras
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:LET410
Ementa
Narratividade ficcional na literatura brasileira. Romantismo aos dias atuais. Aspectos da narratividade.
Elementos narrativos:
narrador, espaço, tempo, enredo, personagem. Conto. Crônica. Romance. Novela.
Objetivos da disciplina
Refletir acerca do papel dos gêneros narrativos na literatura brasileira. Compreender as principais
características. Discutir
práticas de leitura dos gêneros narrativos.
Conteúdo programático
Introdução aos estudos do gênero narrativo
Pensamento narrativo e narrativas orais
Contribuições da análise de discurso francesa e da psicanálise para os estudos das narrativas orais
Narrador: tipos e funções
Personagem: construção, características e organização
Espaço no gênero narrativo
Tempo: és um senhor tão bonito
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CRUZ, Gisele Thiel Della. A prosa ficcional. Curitiba: Intersaberes, 2019.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 2007.
Bibliografia Complementar
KAVISKI, Ewerton. Literatura brasileira: uma perspectiva histórica. Curitiba. Intersaberes, 2014.
MOREIRA, Maria Eunice; Doval, Camila Canali (org.). Leituras de literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre.EDIPUCRS, 2015.
NASCIMENTO, Jarbas Vargas; Tomazi, Micheline Mattedi; Sodré, Paulo Roberto. (org.). Língua, literatura e ensino. São Paulo. Blucher, 2015.
PERISSÉ, Gabriel. Literatura & educação. 2ª ed. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2014.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.