Origens e formação da literatura infantojuvenil. Abrangência e características de infantojuvenil. Conceitos. Linguagem simbólica. Narratividade na literatura infantojuvenil. Estudo de autores e obras da literatura infantojuvenil. Tendências contemporâneas da literatura infantojuvenil no Brasil. Ensino de literatura infantojuvenil.
Objetivos da disciplina
Delinear o que é infantojuvenil na literatura. Apresentar panorama histórico da literatura infantojuvenil . Estudar a linguagem simbólica na literatura infantojuvenil. Estudar autores e obras da literatura infantojuvenil. Refletir sobre o ensino de literatura infantojuvenil.
Conteúdo programático
Abrangências e características da literatura infantojuvenil
As origens e a formação da literatura infantojuvenil brasileira
Prosa, teatro e quadrinho infantojuvenil brasileiros
Poesia e canção infantojuvenil brasileiras
Uma extensão da literatura infantojuvenil: a contação de histórias
O ensino de literatura infantojuvenil
Tendências contemporâneas da literatura infantojuvenil no Brasil
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri: Manole, 2010.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
PEREIRA, Mara Elisa Matos. Literatura infanto-juvenil. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Bibliografia Complementar
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Intersaberes, 2013.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
FEIJÓ, Mario. O prazer da leitura: como a adaptação de clássicos ajuda a formar leitores. São Paulo: Ática, 2010.
PERISSÉ, Gabriel. Literatura & educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
QUADROS, Deisily de. Metodologia do ensino da literatura juvenil. Curitiba: Intersaberes, 2019.
NEIRA, M. G. Em defesa do jogo como conteúdo cultural do currículo de educação física. In: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 25-41, 2009.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.