Plano de Ensino

Ementa

Origens e formação da literatura infantojuvenil. Abrangência e características de infantojuvenil. Conceitos. Linguagem simbólica. Narratividade na literatura infantojuvenil. Estudo de autores e obras da literatura infantojuvenil. Tendências contemporâneas da literatura infantojuvenil no Brasil. Ensino de literatura infantojuvenil.

Objetivos da disciplina

Delinear o que é infantojuvenil na literatura. Apresentar panorama histórico da literatura infantojuvenil . Estudar a linguagem simbólica na literatura infantojuvenil. Estudar autores e obras da literatura infantojuvenil. Refletir sobre o ensino de literatura infantojuvenil.

Conteúdo programático

  1. Abrangências e características da literatura infantojuvenil
  2. As origens e a formação da literatura infantojuvenil brasileira
  3. Prosa, teatro e quadrinho infantojuvenil brasileiros
  4. Poesia e canção infantojuvenil brasileiras
  5. Uma extensão da literatura infantojuvenil: a contação de histórias
  6. O ensino de literatura infantojuvenil
  7. Tendências contemporâneas da literatura infantojuvenil no Brasil
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.