Plano de Ensino

Ementa

Apresentação e discussão de conceitos da Análise do Discurso. Fundamentos teóricos das principais correntes. Funcionamento, construção e circulação dos discursos. Sentidos discursivos. Práticas discursivas. Análise de diferentes discursos. Relação entre estudos do discurso e ensino.

Objetivos da disciplina

Conhecer conceitos, fundamentos e perspectivas teóricas e metodológicas da Análise do Discurso. Apresentar as principais correntes. Discutir sobre a construção, funcionamento e circulação de discursos. Refletir sobre as práticas discursivas e os sentidos discursivos. Relacionar questões acerca dos estudos do discurso e do ensino.

Conteúdo programático

  1. Texto e Discurso
  2. Entre o textual e o discursivo
  3. Relações textuais-discursivas e hipertexto
  4. Linguagem e ensino
  5. O trabalho com o texto na escola
  6. Avaliação de textos escritos
  7. Teoria dos gêneros na esfera escolar

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.