Plano de Ensino

Ementa

Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral. Relação da morfologia, fonética, fonologia, semântica, sintaxe e pragmática no processo de aquisição da linguagem. Apresentação de teorias e modelos. Abordagem dos distúrbios da linguagem. Reflexão sobre a apropriação dos processos de produção e interpretação textuais

Objetivos da disciplina

Compreender o processo de aquisição da linguagem oral e escrita. Refletir sobre as variações e etapas da aquisição das linguagens. Identificar as dificuldades na aprendizagem.

Conteúdo programático

  1. (Psico)linguística e aquisição da linguagem
  2. Principais abordagens em aquisição da linguagem: behaviorismo e inatismo
  3. Principais abordagens em aquisição da linguagem: o construtivismo
  4. Principais abordagens em aquisição da linguagem: o interacionismo social
  5. Duas questões e alguns exemplos...
  6. Aquisição da escrita: a proposta de Emilia Ferreiro
  7. Aquisição da escrita: um espaço para discussão
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.