Disciplina:Aquisição da Linguagem: Oralidade e Escrita
Curso:Licenciatura em Letras
Carga horária:80 horas
Código da disciplina:LIN310
Ementa
Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral. Relação da morfologia, fonética, fonologia, semântica,
sintaxe e pragmática no processo de aquisição da linguagem. Apresentação de teorias e modelos. Abordagem dos
distúrbios da linguagem. Reflexão sobre a apropriação dos processos de produção e interpretação textuais
Objetivos da disciplina
Compreender o processo de aquisição da linguagem oral e escrita. Refletir sobre as variações e etapas da
aquisição das
linguagens. Identificar as dificuldades na aprendizagem.
Conteúdo programático
(Psico)linguística e aquisição da linguagem
Principais abordagens em aquisição da linguagem: behaviorismo e inatismo
Principais abordagens em aquisição da linguagem: o construtivismo
Principais abordagens em aquisição da linguagem: o interacionismo social
Duas questões e alguns exemplos...
Aquisição da escrita: a proposta de Emilia Ferreiro
Aquisição da escrita: um espaço para discussão
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
DEL RÉ, A.; PAULA, L.; MENDONÇA, M. C. A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São
Paulo: Contexto, 2014.
_____________ (org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo:
Contexto, 2009.
GROLLA, E.; SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2016.
Bibliografia Complementar
ELIAS, V. M. Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto,
2011.
FLORES, V. N.; FIORIN, J. L.; BARBISAN, L. B. (org.). Saussure: a invenção da linguística.
São Paulo: Contexto, 2013.
LEALl, T. F.; GOIS, S. (org.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como
foco de reflexão. Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
MOLLICA, M. C. Linguagem para formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia. São Paulo:
Contexto, 2009.
WILSON, V.; GOULART, C. M. A. (orgs.). Aprender a escrita, aprender com a escrita. São Paulo:
Summus, 2013.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.