Panorama das vertentes dos estudos semânticos. Elementos de significação, sentido e referência. Relações entre sentido, enunciação e subjetividade. Construção dos sentidos. Análise semântica de textos diversos.
Objetivos da disciplina
Conhecer diferentes perspectivas da semântica. Conceituar significado, significação, sentido, referência. Estabelecer relação entre temas ligados ao sentido, enunciação e subjetividade. Discutir e analisar a construção dos sentidos. Analisar textos em uma perspectiva semântica.
Conteúdo programático
Sobre a semântica e seu objeto de estudo: o significado
Adentrando na história da semântica
Semântica lexical: um olhar a partir das perspectivas diacrônica e sincrônica
Semântica formal: no nível da sentença
Semântica da enunciação: sujeito e discurso
Sobre a semântica argumentativa: a argumentação na língua
Os estudos da semântica e sua relação com o ensino de língua portuguesa na educação básica
Revisão
Bibliografia
Bibliografia Base
CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2012.
FIORIN, José Luiz (org). Introdução à Linguística I. São Paulo: Contexto, 2010.
ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. São Paulo: Ática, 2006.
Bibliografia Complementar
BASSO, R.; FERRAREZI JUNIOR, C. (org.). Semântica, semânticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2013.
FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2010.
FIORIN, J. L. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.
GOMES, A. Q. Para conhecer semântica. São Paulo: Contexto, 2018.
FRANÇA, A. I; FERRARI, L.; MAIA, M. (org.). A linguística no século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem. São Paulo: Contexto, 2016.
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.