Plano de Ensino

Ementa

Panorama das vertentes dos estudos semânticos. Elementos de significação, sentido e referência. Relações entre sentido, enunciação e subjetividade. Construção dos sentidos. Análise semântica de textos diversos.

Objetivos da disciplina

Conhecer diferentes perspectivas da semântica. Conceituar significado, significação, sentido, referência. Estabelecer relação entre temas ligados ao sentido, enunciação e subjetividade. Discutir e analisar a construção dos sentidos. Analisar textos em uma perspectiva semântica.

Conteúdo programático

  1. Sobre a semântica e seu objeto de estudo: o significado
  2. Adentrando na história da semântica
  3. Semântica lexical: um olhar a partir das perspectivas diacrônica e sincrônica
  4. Semântica formal: no nível da sentença
  5. Semântica da enunciação: sujeito e discurso
  6. Sobre a semântica argumentativa: a argumentação na língua
  7. Os estudos da semântica e sua relação com o ensino de língua portuguesa na educação básica
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.