Plano de Ensino

Ementa

Abordagens da sociolinguística. Conceitos teóricos e metodológicos. Temas e mapeamento sociolinguísticos. Variantes e variação linguística. Variação e mudança linguística e social. Preconceito linguístico. Variedades linguísticas: padrão e não padrão. As variedades do português brasileiro. Ensino e variação e mudança linguística.

Objetivos da disciplina

Compreender as relações entre língua e sociedade e sua variação. Entender os conceitos como: língua, dialeto, comunidades de fala, mudança linguística, variação linguística, registro, dentre outros. Refletir os usos sociais da variação. Estudar os aspectos da sociolinguística e sua relação com o ensino e aprendizagem.

Conteúdo programático

  1. Introdução à Sociolinguística
  2. Teoria da Variação e Mudança Linguística
  3. Variação Regional (diatópica ou geográfica)
  4. Variação Social (diastrática)
  5. Preconceito linguístico
  6. Variação Estilística (diastrática) e Variação na fala e na escrita (diamésica)
  7. Ensino de Língua Portuguesa e Variação e Mudança Linguística
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.