Juros e capitalização simples e composta. Desconto simples e composto. Taxas, séries uniformes, correção
monetária e indicadores. Depreciação. Sistemas de amortização de capital. Operações de arrendamento mercantil.
Análise de investimentos e principais modalidades de aplicação no mercado brasileiro e internacional.
Objetivos da disciplina
Entender, analisar e aplicar as ferramentas matemáticas envolvidas no mercado financeiro de capitais, além de
compreender o processo de amortização de dívidas pelas principais modalidades existentes de financiamentos. Além
disso, deverá conhecer as principais modalidades de aplicações do mercado financeiro brasileiro e internacional.
Conteúdo programático
Conceitos gerais, juros simples e compostos
Descontos simples e compostos
Inflação e análise de fluxos de caixa
Coeficientes de Financiamento
Sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos
MÜLLER, A N.; ANTONIK, L R. Matemática financeira: Instrumentos financeiros para tomada de decisão em
administração, economia e contabilidade. - 1ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. ISBN
9788502157088. Link:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502157088/
Pré-requisitos
Não possui.
Critérios de avaliação
A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou
exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova
presencial aplicada nos polos da Univesp.
*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e
trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se
necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.
**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação
busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação objetivos de aprendizagem do curso, ou seja, a avaliação
somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.