Plano de Ensino

Ementa

Números: contagem e medida, bases numéricas e diferentes usos na vida real. Álgebra: constante e variável, equivalência e ordem, inequações de 1° e 2° graus, polinômios. Conjuntos: definição de conjuntos, relação de pertinência, descrição ou representação de um conjunto, conjunto unitário, conjunto vazio, diagrama de Euler-Venn. Funções: função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas, arcos e ângulos, razões trigonométricas na circunferência, relações fundamentais. Lógica matemática: cálculo proposicional, tabela-verdade, tautologias.

Objetivos da disciplina

Apresentar e explorar um elenco de ideias fundamentais da matemática, de modo a torná-las uma ponte natural entre os conteúdos da matemática básica e aqueles que serão estudados no curso superior. Revisitar os conteúdos do ensino básico, sem entrar ainda em demonstrações formais, e suprir eventuais lacunas de compreensão de conceitos, possibilitando ao professor em formação uma visão articulada da importância e do papel da matemática na construção da cidadania.

Conteúdo programático

  1. Números
  2. Conjuntos
  3. Expressões algébricas, equações e inequações
  4. Funções
  5. Funções exponencial e logarítmica
  6. Funções trigonométricas
  7. Lógica
  8. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Base

Bibliografia Complementar

Pré-requisitos

Não possui.

Critérios de avaliação

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e/ou exercícios no Ambiente Virtual de Aprendizagem semanalmente e realizar, ao final do período letivo, uma prova presencial aplicada nos polos da Univesp.

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso ou período letivo. Esse tipo de avaliação busca quantificar o que o aluno aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.